6 livros clássicos para ler de uma vez

A literatura mudou muito nos últimos anos, algo que vejo com bons olhos e um misto de orgulho e expectativa sobre o que ainda está por vir. Mas, assim como há a ideia errada de que livros contemporâneos, principalmente YAs e fantasias, não se encaixam à categoria de “qualidade” deste universo, existe uma pressuposição envolvendo livros clássicos que está longe de acabar.

Sou dessas pessoas que acreditam que não dá para forçar ninguém a ler o que não quer ler. Eu mesma tinha bastante dificuldade de gostar das leituras obrigatórias do ensino médio por achar que não tinha base para interpretar todas as palavras difíceis que me eram jogadas pelo caminho.

Com o tempo, passei a procurar por conta própria livros clássicos de que poderia gostar, e vou dizer que me surpreendi com muitos deles. Além de cativantes, certas histórias provam que nem toda obra “cult” precisa ter uma escrita enfadonha ou ser mirabolante; basta nos divertir. Abaixo, listei algumas leituras que podem ser feitas em um único dia:

1. A Metamorfose, de Franz Kafka

Existem milhares de análises sobre A Metamorfose, mas não acho que seja necessário se aprofundar tanto para gostar da história. As interpretações são múltiplas – e até não interpretar também é válido.

Essa obra-prima de Kafka é maravilhosa e repugnantemente fascinante. A narrativa, além de ser muito visual, flui bem.

2. The Catcher in the Rye, de J. D. Salinger

Eu esperava muitas coisas de The Catcher in the Rye, mas nada parecido com o que encontrei quando finalmente realizei a leitura.

The Catcher in the Rye virou um clássico norte-americano

Por termos um narrador jovem, a linguagem é cheia de expressões, gírias e pensamentos soltos característicos de uma mente em formação.

Você pode se identificar com Holden ou achá-lo bobo demais. De uma forma ou outra, garanto que a leitura é rápida e traz muito divertimento.

3. Flush, de Virginia Woolf

Considero os livros da Virginia Woolf um desafio à parte. Meu primeiro contato com o trabalho dela foi As Ondas: super denso, reflexivo, com blocos de texto enormes… Resumindo, não recomendo como primeira leitura.

Imagine a minha surpresa quando li Flush, a biografia de um cão e seu amor incondicional pela dona. Essa história simples e para lá de emotiva me encantou bastante a ponto de suscitar um novo interesse pela autora, apesar do medo.

4. O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson

Ilustração de O Médico e o Monstro

O Médico e o Monstro faz parte, juntamente com Drácula e Frankenstein, dos famigerados boxes de clássicos do terror. Dos três, confesso que ele é o livro de que menos gosto, mas acredito que sua leitura tem vantagens que a história de Bram Stoker, por exemplo, não tem.

Enquanto Drácula é cansativo pelas descrições minuciosas, O Médico e o Monstro ganha pelo desenvolvimento rápido, sem pecar nas partes assustadoras.

5. Um Conto de Natal, de Charles Dickens

O clássico natalino, e com razão. A história de como o velho rabugento Scrooge conquistou sua redenção ficou marcado não só no mundo literário, como também no cinema. Para públicos de diversas idades, Um Conto de Natal é um livro breve, porém mágico, cuja temática atemporal continuará servindo de inspiração para mais uma centena de produções.

6. A Hora da Estrela, de Clarice Lispector

A assinatura de Clarice Lispector, presente nos livros da autora publicados pela Rocco

Um dos meus livros nacionais prediletos. E por que não seria? A finura do livro não condiz com a grandeza dessa história, a construção da personagem principal, Macabéa, e a escrita única da autora.

É um clássico trágico, o que pode não cair no gosto de todo mundo, mas vale a experiência. A Hora da Estrela é marcante!

Publicado por Diana Cheng

Jornalista, 23 anos. Adora passar horas perdida na narrativa de um bom livro. Além de ler, também se arrisca em escrever textos aleatórios e poemas sentimentais.

4 comentários em “6 livros clássicos para ler de uma vez

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
<span>%d</span> blogueiros gostam disto: