O livro está só esperando por você

Durante todo o meu ensino médio e a faculdade, eu era conhecida como “a garota que gosta de ler”. Eu sempre fui de ler muito, é verdade, mas não tão rápido como as pessoas (e incluo aqui meus amigos também) imaginavam. 

Você ficaria lisonjeado com essa descrição? Não sei bem o que pensar sobre ela. Não sei como me sentir em relação a ela também. Certamente não me deixa feliz. 

Sinceramente, costumo ficar bastante envergonhada com esses comentários. Primeiro porque presume que posso ser explicada em uma frase e que a leitura representa tudo o que sou. Não há dúvidas de que os livros me moldaram e constituem uma parte muito importante na minha vida, mas gosto de pensar que não só eu como todo mundo tem mais qualidades do que isso. Somos multifacetados. 

Esse comentário embaraçoso revestido de elogio normalmente é seguido por perguntas parecidas com essa: “Como você consegue ler tanto?”. Ou essa: “Me empresta um livro de que você gostou?”. Dessa última, com base no histórico de livros não devolvidos, tento fugir usando minhas habilidades (fraquíssimas) de enrolação. 

Ouço mais do que deveria sobre como a leitura é desafiante e até mesmo chata. Algumas pessoas já chegaram para mim e falaram sobre o desinteresse que sentem pelo assunto e como queriam ter essa paixão que eu tenho com os livros. 

Pois bem, isso é possível. 

Há quem leu seu primeiro livro e foi fisgado. Acontece. Mas existem pessoas (e eu me incluo nessa categoria) que precisaram transformar a leitura em um hábito primeiro para incluí-las no dia a dia. 

Só fui começar a ler mesmo depois de ter encontrado livros do meu interesse. Antes disso, eu via a leitura como uma tarefa escolar. Não achei que fosse encontrar alguma história que enchesse meus olhos e me fizesse sair para procurar por outras do tipo. Mas encontrei. E todo mundo pode encontrar também. 

A literatura é para todos. Ou deveria ser. Infelizmente, não são todos que têm acesso a ela. Grande parte dessa culpa vem pelo preço de capa dos livros e pela falta de incentivos. As bibliotecas ajudam, porém, sabemos que o interesse precisa vir primeiro, e isso conseguimos com investimentos e estímulos. 

No entanto, se você tem a oportunidade de conseguir um livro comprado ou emprestado, só digo: vá. Leia. Experimente. 

Acho falsa a afirmativa de que as pessoas não gostam de ler. Basta encontrar a sua história – e vai por mim, ela existe. 

A literatura é um mundo completo. São vários gêneros e subgêneros; estilos e enredos; narrativas e personagens. Garanto que alguma coisa vai te agradar. 

A literatura também ganhou um upgrade nos últimos anos. Se o papel não te agrada, você pode recorrer a e-books (que saem até mesmo mais baratos do que os livros físicos) e audiobooks. Em alguma estante do mundo, virtual ou não, um livro espera por você.

Publicado por Diana Cheng

Jornalista, 23 anos. Adora passar horas perdida na narrativa de um bom livro. Além de ler, também se arrisca em escrever textos aleatórios e poemas sentimentais.

6 comentários em “O livro está só esperando por você

  1. É vdd, muitas pessoas dizem não gostar de ler pq não acharam um livro que as interessassem ou pq foram obrigadas a ler algo que não as chamou a atenção e por isso infelizmente acham que não gostam de ler. Eu conheço vários casos de pessoas que diziam não gostar de ler e agora estão mais apaixonadas pela leitura que eu kk

    Curtido por 1 pessoa

    1. Sim! Eu lia só por obrigação praticamente. Mas foi só pisar em uma livraria para eu ficar fissurada pelos livros 💖 Infelizmente, ainda não encontrei pessoas próximas que também passaram de “odeio ler” para “amo ler” hahahaha

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
<span>%d</span> blogueiros gostam disto: