Lições de Oscar Wilde para os filhos

Para quem conhece Oscar Wilde apenas por O Retrato de Dorian Gray, Histórias de Fadas pode surpreender pela menor carga dramática na narrativa (embora ainda contenha drama). Inclusive, para quem não curtiu tanto o livro mais conhecido dele, essa seleção de fábulas é capaz de mudar completamente a opinião formada sobre suas obras.

As “historinhas de ninar” que Wilde contava para os filhos mostram o lado irônico e direto do autor. Também traz certa familiaridade com sua versão crítica também. Wilde não poupa nem mesmo a inocência das crianças para contar as versões mais cruas do mundo.

Sumário de Histórias de Fadas

Essa edição de bolso da Saraiva reúne nove trabalhos, incluindo O Príncipe Feliz e o Rouxinol e a Rosa. É uma coletânea de histórias rápidas, com personagens formados em sua maioria por animais e objetos. A estrutura, como é de se esperar de uma fábula, contém ações repetitivas e diálogos aparentemente bobinhos. Uma coisa, no entanto, chama a atenção: a lição de moral.

Basta de finais felizes e aprendizagem. Em Histórias de Fadas, sentimos que Wilde faz questão de apelar pela realidade do mundo e pela complexidade (para não dizer podridão) das relações humanas.

Wilde consegue falar, com poucas páginas de história, sobre hipocrisia, falsidade, arrogância e ingenuidade. Outras temáticas, como preconceito e morte, ganham espaço para debate também.

Adorei reler Histórias de Fadas. Ele não é um livro somente para crianças. Isso fica cada vez mais certo ao longo da leitura. As fábulas, que de inocentes não têm nada, afunilam nossa percepção sobre a vida e as injustiças do cotidiano. Não são situações agradáveis de presenciar, mas fazem parte do que somos. Wilde sabia disso e educou os filhos para que eles também crescessem cientes das feiuras do mundo em que viviam.

Publicado por Diana Cheng

Jornalista, 23 anos. Adora passar horas perdida na narrativa de um bom livro. Além de ler, também se arrisca em escrever textos aleatórios e poemas sentimentais.

3 comentários em “Lições de Oscar Wilde para os filhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
<span>%d</span> blogueiros gostam disto: