6 livros com personagens crianças

Já devo ter comentado sobre minha predileção por livros protagonizados por crianças. Longe de ser bobinhas, algumas histórias infantis podem nos surpreender e ensinar lições valiosas que acabamos esquecendo em razão do estresse do dia a dia.

Vou confessar que não tenho paciência para lidar com crianças – exceto aquelas que surgiram da cabeça de algum escritor genial. Por ora (e talvez para sempre), isso basta.

Separei seis sugestões de livros com personagens mirins cativantes. Eles são enérgicos, curiosos e não fogem de uma aventura. Garanto que, assim como eu, você vai querer saber mais sobre o que acontece com cada um deles após o término da história.

1. Extraordinário, de R. J. Palacio

Parte um de Extraordinário

Pode ser uma verdade universal: pensou em livro infantil, pensou em Extraordinário. E não é à toa; a história consegue ser leve, divertida e sensível ao abordar temas como bullying e autoestima.

É um livro necessário para qualquer pessoa, independentemente da idade. Não tem como não se encantar pelo Auggie Pullman ou deixar de se emocionar com sua jornada na primeira escola, onde ele precisa enfrentar a barreira do preconceito para encontrar amigos leais (e ele encontra).

2. Moon Over Manifest, de Clare Vanderpool

Vejo mais pessoas falando do outro livro da autora, Em Algum Lugar nas Estrelas. É realmente legal, mas Moon Over Manifest (traduzido para Minha Vida Fora dos Trilhos) me cativou demais.

Não tanto pela ambientação, confesso. A história se passa no Kansas, em uma cidade antiga e aparentemente monótona. Até Abilene Tucker chegar.

Ela é uma personagem perfeita. Não hesita em uma briga, não foge diante de um mistério… Vale a pena viver junto as descobertas de Abilene!

3. Peter Pan, de J. M. Barrie

Uma história clássica da minha infância que fui ler só aos vinte e poucos anos. Aprendi a gostar de Peter Pan pelas adaptações cinematográficas, e já estava acostumada com esse formato. Imagine então a minha surpresa com o livro. Não esperava gostar tanto dele.

Peter Pan tem seus problemas e encantos. Publicado pela primeira vez há mais de cem anos, o livro traz episódios (como a representação dos nativos na história) que nos mostram a mentalidade restrita do século XX. Ao mesmo tempo que isso passou a ser problematizado (felizmente), a obra é atemporal e prepara toda criança para a inevitável trajetória do amadurecimento.

Trecho grifado de Claros Sinais de Loucura

4. Claros Sinais de Loucura, de Karen Harrington

Claros Sinais de Loucura é uma leitura rápida, engraçada e cativante.

As partes encantadoras do livro vêm principalmente de Sarah Nelson, a personagem principal da história. Ela está em uma fase complicada, entre a infância e a adolescência. É muito divertido descobrir o que ela descobre da vida!

Para quem gosta de menções dentro dos livros, Claros Sinais de Loucura também vai atender as expectativas. Sarah adora O Sol é Para Todos e tenta imaginar o que Scout faria em determinadas ocasiões.

Edição da José Olympio de O Sol é Para Todos

5. O Sol é Para Todos, de Harper Lee

Falando do livro… E teria como deixar de lado? Eu simplesmente amo a Scout! Ela tem uma personalidade invejável. É uma criança curiosa e causa muitas confusões, mas está sempre disposta a ouvir e aprender.

Pela temática, entendo como O Sol é Para Todos se transformou em um clássico contemporâneo. É sem dúvida um livro necessário, embora hoje eu acabe dando preferência para outros livros que abordam sobre racismo (escritos por autores negros).

6. Coraline, de Neil Gaiman

Se está procurando entrar no clima do Halloween, mas é medroso que nem eu, Coraline pode ser a escolha certa para você.

Eu adoro os livros do Neil Gaiman, principalmente os infanto-juvenis. Pela atmosfera sombria, não parecem ter sido escritos para um público específico.

Coraline vai te deixar feliz por não ter pais com olhos de botão e preocupado com o fim que a personagem principal leva. O livro não é de terror, mas as reações são de arrepiar.

Publicado por Diana Cheng

Jornalista, 23 anos. Adora passar horas perdida na narrativa de um bom livro. Além de ler, também se arrisca em escrever textos aleatórios e poemas sentimentais.

2 comentários em “6 livros com personagens crianças

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
<span>%d</span> blogueiros gostam disto: