4 razões para ler Vidas Secas

Se alguém comentar com você sobre Vidas Secas ser um dos melhores clássicos da nossa literatura, acredite! A fama não veio simplesmente à toa.

A obra-prima de Graciliano Ramos foi uma das minhas leituras prediletas na época do ensino médio. Penei para ler alguns livros do vestibular até mesmo na minha fase mais aguda como leitora, mas Vidas Secas veio como uma surpresa positiva por inúmeras razões.

Sim, os motivos mudam de pessoa para pessoa, mas eu não poderia deixar passar a oportunidade de indicar esse livro. Aproveitei que fiz a leitura e estou com tudo fresquinho na mente para explicar por que Vidas Secas é uma daquelas histórias obrigatórias ao leitor.

1. Clássico acessível

Quando digo que Vidas Secas é um clássico acessível, não estou me referindo especificamente ao valor do livro – embora deva existir uma edição bem em conta. Acredito que uma das razões para as pessoas gostarem de Vidas Secas é a linguagem simples e direta, livre dos temidos floreios que encontramos em outras histórias.

Outro fator que contribui para a experiência é o tamanho do livro. São menos de 200 páginas que passam em um piscar de olhos. Arrisco dizer que a leitura consegue ser finalizada facilmente em um dia.

Capítulo sobre o Soldado Amarelo, o antagonista da história

2. Linguagem sem igual

Dando continuidade ao aspecto da linguagem (e como não falar dela?), fica claro que replicar Graciliano Ramos é uma tarefa difícil. É o tipo de narrativa que só encontramos aqui no Brasil: regional, rica, aberta a criações linguísticas.

Assim como comentei sobre Terra Sonâmbula, de Mia Couto, traduzir Vidas Secas também parece um desafio que poucos – para não dizer ninguém – venceriam. A originalidade na escrita de Graciliano Ramos impede que o impacto da leitura seja o mesmo para alguém que está lendo o livro em outro idioma.

3. Condições sociais

Vidas Secas trabalha muito com questões opostas. Nunca é meio termo; os males da seca, da terra castigada, levam o ser humano a ponto de se igualar ao status de animal. O personagem Fabiano fala em diversos momentos que é “bicho”, movido pela vontade de sobreviver e garantir a sobrevivência da família – mesmo nos momentos em que se descobre um ser civilizado, ele volta à condição animalesca.

O livro traz críticas, se não escancaradas, bem diretas sobre as diferentes posições sociais e o mau uso do exercício do poder sob a forma do Soldado Amarelo.

Capítulo sobre a cachorra Baleia (tente não sentir um aperto no coração!)

4. Baleia

Não tem como falar de Vidas Secas sem mencionar a Baleia.

Baleia é provavelmente a personagem mais humana da história. É muitas vezes quem provê, defende, presta socorro e dá atenção a todos os membros da família de Fabiano.

No fim, o maior desafio cai nas mãos do leitor. Tente não ficar surpreso com o desfecho que essa nobre cachorrinha teve.

Publicado por Diana Cheng

Jornalista, 23 anos. Adora passar horas perdida na narrativa de um bom livro. Além de ler, também se arrisca em escrever textos aleatórios e poemas sentimentais.

7 comentários em “4 razões para ler Vidas Secas

  1. Sim, é uma vergonha pra mim, estudante de Letras, ainda não ter lido Vidas Secas. Mas ele já está na minha lista de obras para ler o quanto antes. Vou subir ele na fila, agora fiquei mais curiosa ^^

    Estou finalizando Memórias Póstumas de Brás Cubas, além das provas finais de semestre xD

    Curtido por 1 pessoa

  2. caraaaa seu texto foi sensacional! Eu nunca tinha parado pra pensar sobre a tradução e definitivamente terão dificuldade, o regionalismo em vidas secas é nítido, forte e lindo d+. A baleia sendo o quarto motivo é simplesmente perfeito, incrível como a cachorrinha de fabiano encanta todos! Deu até vontade de reler…

    Curtido por 1 pessoa

    1. Fiquei muito feliz com seu comentário 🥰 Se bateu a vontade de reler, indico fazer isso agora mesmo hahahaha Acabei de terminar outro livro do autor e devo dizer que fico cada vez mais encantada com a escrita dele! E a Baleia é tudo! Não me lembrava de que sua passagem fosse tão rápida em Vidas Secas, mas bastou pouca coisa para nos encantar 😭

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
<span>%d</span> blogueiros gostam disto: