
Aos poucos, estou saindo de uma ressaca literária – a primeira, por sinal – que dominou minha rotina de leitura nos últimos meses.
Podemos concordar que é frustrante para uma pessoa que tem a leitura como hobby favorito simplesmente… deixar de ler.
Semanas passam e o mesmo livro, com pouquíssimos avanços na história. Nada flui, nada agrada. E o sentimento que domina é o do “leitor inútil”.
Algumas decisões que tomei, por mais pequenas que possam parecer, foram de grande ajuda para começar a dar fim ao período improdutivo da ressaca literária. Não vou dizer que são dicas certeiras, pois funcionaram para mim, mas podem não funcionar para outros. Porém, para quem vive uma fase ruim com livros, a melhor saída talvez seja a boa e velha tentativa.
1. Vá no seu tempo
Parece óbvio, parece fácil, mas não é. É um processo. Quantas vezes nós, leitores, nos sentimos frustrados por não conseguir ler e tentamos empurrar o livro mesmo assim? Já aconteceu comigo diversas vezes, e posso dizer que a experiência de leitura sempre foi desagradável.
Forçar uma leitura quando não temos vontade nenhuma de ler é a receita certa para o fracasso. Todas as vezes que fiz isso acabei penalizando o livro – pois é, coitado dele.
Imagine só: poderia ter sido um livro cinco estrelas ou até mesmo favoritado.
2. Evite calhamaços
Isso é um alerta: fuja dos livros grandes em ressacas literárias. Pode funcionar para algumas pessoas, mas acho mais fácil retomar o ritmo com leituras rápidas, pois parece que você está chegando a algum lugar. Termina um livro e logo engata outro. Isso é ótimo para ganhar a confiança do “rato de biblioteca” de volta e te anima a ler mais.
3. Opte por leituras mais leves
Sabe aquele livro fofinho ou água com açúcar guardado na estante? Ele pode ser uma boa opção para te salvar da ressaca literária. Ler livros pesados desgasta bastante a mente, e isso é o que não queremos durante uma ressaca literária.
Se você é do time das releituras, resgate um livro que te traz memórias boas – isso também ajuda. HQs são outros bons exemplos para dar aquele gás à leitura.
4. Não fique só no livro físico
Ok, talvez você prefira ler apenas livros físicos. E tudo bem. Mas, caso esteja aberto a experimentar outros formatos de leitura, recomendo testar os formatos digitais. Talvez se surpreenda.
Tenha em mente que ler com um e-reader é um processo. Você não vai amar da noite para o dia. Eu tive que me adaptar por uns meses.
E quando me adaptei…
Leio bem mais rápido no Kindle do que com livros físicos agora. Isso não quer dizer que deixei de gostar das versões em papel; apenas entendi que o formato digital pode ser bem versátil em algumas ocasiões.
Para quem gosta de ouvir podcasts, o audiobook pode ser uma boa solução para a ressaca literária.
5. Consuma conteúdos sobre livros
Essa dica pode não funcionar para todos, pois tem gente que não quer nem ouvir falar de livros quando está de ressaca literária.
Para mim, o que funciona é consumir certos conteúdos sobre livros – pode ser resenha escrita, resenha em vídeo, vlog de leitura, book haul… Enfim, qualquer coisa que remeta à literatura, mas não necessariamente ao ato de ler, sabe?
Quando vejo alguém mostrando indicações de leitura novas, fico mais animada para buscar saber sobre do que se trata o livro e já marco na minha lista de desejados.
Esse desânimo, essa trava na leitura, geralmente acontece comigo quando eu termino de ler livros que gostei muito. Parece que nada que leio depois consegue segurar minha atenção.
Também leio mais rápido no kindle. Porém, não é qualquer livro que eu leio no kindle, tem gêneros, autores etc; que preciso ler no papel mesmo.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Acho que é aquele sentimento de “não vou ler nada melhor que isso” hahahahaha Ainda não consegui abrir mão das HQs físicas. É uma experiência à parte ❤️
CurtirCurtido por 1 pessoa
São dicas muito boas mesmo. Eu pra fazer fluir mais as leituras passei a não ter medo de abandonar as leituras. É difícil, pra alguém que via na conclusão da leitura uma espécie de conquista, mas também, como você disse, é um processo.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Também tenho esse medo de deixar uma leitura incompleta. Estou tentando me desapegar, mas continua sendo algo muito difícil de fazer.
CurtirCurtido por 1 pessoa